a

a

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Medula Óssea ►Passos para você ser um doador:

 

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante).


2. Onde doar: é possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos Hemocentros de cada Estado ou em campanhas de doação de medula.

3. Como é feita a doação: será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais (identidade, endereço, telefone).


Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, (doador escolhe) e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e compressa de gelo. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais na primeira semana.



Importante: um doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança, a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3970-4100 begin_of_the_skype_highlighting            (21) 3970-4100      end_of_the_skype_highlighting / redome@inca.gov.br.


O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário