a

a

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O QUE É A MEDULA ÓSSEA?

A medula óssea é um tecido gelatinoso que preenche toda a cavidade interna de vários ossos e que tem como principal função fabricar alguns elementos de extrema importância para o nosso sangue como, por exemplo, as hemácias, plaquetas e leucócitos. 


A medula óssea toma parte da fabricação dos ossos, das células e das fibras que sustentam todas as células do nosso corpo e é na medula óssea que encontramos alterações que são responsáveis por diversas doenças. A medula óssea é localizada no interior nos ossos longos e é ela que produz praticamente todas as células do nosso sangue como os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. 


Na medula óssea encontramos as células-tronco, as quais são conhecidas como células-mãe, as quais são células que possuem a capacidade de se dividirem e dar origem a outras células semelhantes a elas. 


As células com maior capacidade de se transformarem são as células-tronco dos embriões, ou também as células encontradas em outros tecidos do corpo como sangue, músculo, ossos e nervos. As células-tronco são de extrema importância combatendo doenças como: cardiovasculares, diabetes tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, traumas na medula espinhal, nefropatias, hematológicas, neurodegenerativas e etc. A doação da medula óssea é diferente dos transplantes como o do coração e também do pulmão, pois a doação da medula óssea não envolve um tipo de cirurgia. 


O médico somente remove a medula óssea através de uma seringa que é inserida dentro dos ossos dos quadris, pois é aqui que se encontra maior quantidade de medula óssea e depois doada como em uma transfusão de sangue. 


Na doação o doador recebe uma anestesia geral, onde fica com desconfortos nas costas no máximo cinco dias, até a medula óssea se recompor novamente. Caso queira fazer uma doação é só ir até um hemocentro e pedir maiores informações de como se cadastrar como doador de medula óssea e você só é chamado quando encontrarem alguém que seja compatível com o seu tipo sanguíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário