a

a

terça-feira, 10 de abril de 2012

Nanopartículas de drogas contra o câncer são testadas em humanos

Uma nova droga contra o câncer utiliza nanopartículas para entregar doses concentradas de quimioterapia diretamente nos tumores.


  A droga conhecida como BIND-014 utiliza partículas microscópicas que são direcionadas ao tumor sendo programadas para liberarem altas doses de medicamentos controlados.


  Os pesquisadores esperam que as nanopartículas sejam capazes de combater o câncer, transportando quantidades altamente concentradas de um determinado medicamento de quimioterapia conhecido como docetaxel ou taxotere.


  Esta nova abordagem oferece um grande potencial comparado com outrostratamentos, por encontrar e matar as células tumorais, sem causar danos ao tecido circunzinho, ou seja, os riscos de efeitos colaterais são menores. Isso permite que os médicos usem altas doses de drogas, aumentando os efeitos positivos.


Os investigadores dizem que os estudos em animais mostraram que BIND-014 pode permanecer no sangue durante um dia inteiro, em concentrações muito elevadas, comparado com as drogas quimioterápicas normais, resultando em 10 vezes a concentração no local do tumor.


  Os cientistas disseram que os primeiros resultados do ensaio clínico de fase 1 em 17 pacientes com câncer avançado sugeriu que o alvo do tumor foi atingido. Este resultado corrobora o mesmo que foi atingido em animais. A fase de ensaio 1 é destinada a estabelecer a quantidade de droga que pode ser administrada com segurança.


Dr. Omid Farokhzad, co-fundador da empresa por trás da droga e autor sênior do estudo, disse: "BIND-014 demonstra pela primeira vez que é possível gerar medicamentos com propriedades específicas e programáveis com efeito terapêutico diretamente no local da doença, sendo potencialmente uma revolução na luta das doenças complexas, tais como o câncer".


Seu colega, professor Robert Langer, disse: "As tentativas anteriores de desenvolver nanopartículas não obtiveram sucesso em estudos clínicos com humanos devido à dificuldade inerente à concepção e dimensionamento de uma partícula capaz de atingir, ao longo da via de circulação, uma resposta imune evasiva e controlada de liberação do fármaco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário