a

a

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Efeitos tardios em pacientes sobreviventes após o Transplante de Células –tronco Hematopoéticas.

Efeitos tardios em pacientes sobreviventes após o Transplante de Células –tronco Hematopoéticas.
BY   DEZEMBRO 25, 2011  POST A COMMENT

Isto se deve a melhora em toda a logística do transplante: indicação cada vez mais apropriada, tipo de preparação das células-tronco, regime de mobilização com melhores drogas e doses mais ajustadas, doador mais bem escolhido e regime de condicionamento mais adequado no preparo para o transplante dentre outras medidas gerais durante procedimento.
Assim o Fred Hutchinson Cancer Center Research de Seattle, Estados Unidos publicou recentemente ” on line” no “Journal Clinical Oncology” uma observação retrospectiva de 1087 pacientes no período de 2004 a 2009 que sobreviveram mais de um ano após transplante.
Observou a presença de 14 efeitos não malignos mais freqüentes nestes pacientes.
Nos que receberam transplante autólogo e que sobreviveram mais de cinco anos, 44,5% apresentaram efeitos tardios não malignos. Nos que receberam transplante alogênico para o mesmo período a taxa foi de 79% de efeitos tardios.
O número destes efeitos variou mas estão descritos como efeitos problemas pulmonares, de tiróide e diabetes dentre outros.
Assim com estes dados fica mais claro a necessidade do acompanhamento de longo prazo dos pacientes por equipes preparadas para identificar, acompanhar e tratar estes pacientes sobreviventes que aumentam a cada dia.
doi: 10.1200/JCO.2011.38.4594
Milton Artur Ruiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário