O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (08) a realização de um número recorde de transplantes no ano passado: foram 23.397, superando em 2.357 intervenções realizadas em 2010. De acordo com a pasta, foi o maior aumento registrado em 10 anos. Os números são atribuídos ao aumento do número de centros transplantadores e dos comitês de captação de órgão - equipes responsáveis por identificar eventuais doadores.
Leia também:
Estrangeiros poderão fazer transplante no Brasil
CCJ do Senado aprova projeto do 'Ato Médico'
Estrangeiros poderão fazer transplante no Brasil
CCJ do Senado aprova projeto do 'Ato Médico'O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reconhece que é preciso melhorar nos indicadores em algumas áreas, entre elas os de transplante de coração e de pulmão.
A ideia é aumentar repasses para centros para criar melhores condições para manutenção do órgão antes de o transplante ser realizado.
Há uma estimativa de que 20% de órgãos candidatos à transplante não sejam usados. Um número que, na avaliação da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos é semelhante em outros países do mundo.
Hoje o ministério publicou regras para disciplinar o transplante de órgãos entre vivos de estrangeiros que não residem no Brasil.
A norma estabelece condições para que o transplante seja feito, como grau de parentesco entre doador e receptor. Para que transplante seja feito no SUS, no entanto, é preciso que paciente seja procedente de um país que tenha acordo de reciprocidade.
Algo que ainda não existe com nenhum país, o que torna, para a rede pública a medida ainda sem eficácia.
A medida se antecipa a um movimento que começa a aumentar de estrangeiros, principalmente de países vizinhos, reivindicando o transplante no Brasil.
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
Nenhum comentário:
Postar um comentário